Arte Canhota

Arte como transformação
Arte como inclusão
Arte como fruição

Será que todas as pessoas que consomem e apreciam arte têm a possibilidade de ir a locais próprios, como galerias e museus?

A ARTE CANHOTA inicia-se como galeria de arte online, expondo obras de artistas que se distinguem no mercado, possibilitando a fruição artística por pessoas com deficiências e incapacidades, através de recursos diversos de acessibilidade.

Como a arte tem um forte poder de integração social, a Galeria ARTE CANHOTA pretende ir além da rampa na porta, proporcionando visitas virtuais acessíveis, sendo este um caminho para levar a arte a todos que queiram apreciá-la.

Poucas galerias de arte investem num ambiente propício à mobilidade condicionada, muito menos em programas para pessoas com pouca visão ou audição reduzida.

Graças a métodos atuais, é possível proporcionar a relação estética, através das artes plásticas, como esculturas e pinturas, a pessoas com baixa visão.

Sendo este objeto considerado tão especial, e com preços elevados, limitando o seu consumo por indivíduos com situação financeira acima da média, deverá ser também restrito o seu acesso e apreciação apenas a alguns?

Pretendemos atrair um público que, não só consuma ou desfrute da experiência estética, mas também possa ser sensível a questões inclusivas, bem como ao desenvolvimento criativo e a autovalorização, possibilitado pela Arte-Terapia.

Tendo a Galeria ARTE CANHOTA a inclusão como filosofia, será lançado o desafio aos artistas ‘incluir’ o conceito de inclusão (ou falta dela), aderindo ao valor de experiência estética como meio de integração e crescimento emocional.

Se quiser colaborar com a nossa missão de inclusão à fruição e ao diálogo artístico, a todos que desejarem, entre em contacto connosco para conversarmos sobre como poderás contribuir.

artecanhota@gmail.com

Em breve as primeiras exposições virtuais acessíveis serão disponibilizadas em www.artecanhota.pt